Loading...

Prematuridade, o problema

Ser capaz de detectar prematuridade no tempo é a grande batalha da Medicina Materno-fetal.

A prematuridade * é a principal causa de mortalidade infantil nos países desenvolvidos, o segundo em todo o mundo e tem uma prevalência global aproximada de 10%. Em 2016 prematuridade representou 35% das mortes em bebês e 16% em todo o mundo em crianças com menos de 5 anos Este é um dos problemas clínicos mais importantes em todo o mundo desde Está aumentando nos países desenvolvidos. Todos os anos nascem mais de 15 milhões de crianças prematuras no mundo que pode sofrer complicações devido a essa condição. A prematuridade contribui a longo prazo sofrer incapacidade no crescimento e morbidade associada, como morbidade cognitiva, visual ou de aprendizagem.

Las posibles causas de un parto prematuro son muy numerosas y dispares, siendo la preeclampsia o la eclampsia y la restricción del crecimiento intrauterino las principales causas seguidas de las roturas de membrana y los embarazos debidos a técnicas de reproducción asistida. Los cambios endocrinos que preceden al parto en las mujeres siguen siendo esquivos y esto hace que sea difícil predecir el parto espontáneo a término, y mucho más el parto prematuro espontáneo. La intervención temprana en este grupo de mujeres tendría un impacto significativo en las cifras de mortalidad y morbilidad neonatal.

*Definida como uma condição sofrida por bebês nascidos antes da 37ª semana de gestação.

gráfico porcentajes prematuridad

Imagem adaptada de Saifon Chawanpaiboon et als. "Global, regional, and national estimates of levels of preterm birth in 2014: a systematic review and modelling analysis"

Nascimento prematuro espontâneo o grande desconhecido

Mais de 50% dos casos são decorrentes de partos prematuros espontâneos: situações imprevisíveis no monitoramento rotineiro da gravidez, o que torna o parto prematuro a causa mais importante de mortalidade perinatal e incapacidade prolongada em recém-nascidos.

O nascimento prematuro espontâneo é uma síndrome multifatorial que pode ocorrer pela ativação de múltiplos fatores desconhecidos. com interações complexas (por exemplo, demográficas, infecções e inflamação, distúrbios vasculares, disfunções cervicais). Em qualquer caso, a ativação de uma remodelação cervical precoce sempre ocorre, tornando a avaliação do colo do útero um elemento. chave para a avaliação de riscos. A remodelação cervical durante a gravidez é um processo crônico que consiste em alterações microestrutural do colo do útero, que começa no primeiro trimestre e termina até o parto. A identificação de um A remodelação cervical precoce pode reduzir as complicações maternas e perinatais associadas ao parto prematuro espontâneo.

esquema causas prematuridad

Técnicas atuais: Cervicometria

A cervicometria * é o método padrão para avaliar o remodelamento cervical associado ao risco de parto prematuro. Portanto, associações de referência como ISUOG, SMFM ou ACOG o mencionam como um dos melhores métodos prever parto prematuro espontâneo em grupos de risco específicos, mas não o considera adequado população em geral ou como um preditor independente devido ao seu fraco desempenho

O comprimento do colo do útero é mais confiável do que o toque digital ou outros testes baseados em marcadores químicos, mas ainda possui deficiências relacionadas ao seu desempenho devido à grande variabilidade na medição do comprimento cervical e sua baixa sensibilidade, Portanto, é necessário melhorar nosso conhecimento do mecanismo do trabalho de parto nas mulheres e identificar novas técnicas diagnóstico para prever o parto prematuro de forma eficaz.

* Técnica de ultrassom realizada transvaginalmente e permite avaliar as características do colo do útero (colo do útero) materna medindo seu comprimento para determinar o risco de parto prematuro. Também conhecido como comprimento cervical.

medida longitud cervical

Fatal error: Uncaught Error: Call to a member function bbdd_query() on null in /home/quantusprematurity/www/public/php/paisesDAO.php:23 Stack trace: #0 /home/quantusprematurity/www/public/br/dialogosModales.php(5): PaisesDAO::getPaises() #1 /home/quantusprematurity/www/public/br/medico-prematuridad.php(151): include('/home/quantuspr...') #2 {main} thrown in /home/quantusprematurity/www/public/php/paisesDAO.php on line 23